A mudança nas organizações

MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO

Mudar é trocar alguma coisa, para melhorar a casa, a organização, as pessoas...
Mudança física 
Mudança de pensamento
Mudanças de atitudes
Mudança na organização é a superposição da nova cultura sobre a velha.

Cultura Organizacional - Um modo de vida, um conjunto de crenças e valores, uma forma de interação e relacionamentos dentro da organização.
Cada organização tem a sua própria cultura.

Existência do clima organizacional - características de cada organização que influenciam o comportamento das pessoas.

O clima organizacional
relacionamentos formais e informais da estrutura, dos sistemas de controle, regras e normas e das relações interpessoais.
Ambiente  - meio, setor econômico onde a organização está inserida.

Mudança Social
1.    É a passagem de uma situação pessoal, grupal ou social para outra
2.    Supõe uma modificação de valores, atitudes e condutas.
3.    A mudança está protagonizada por sujeitos.
4.    Toda mudança implica desaprender e aprender.

Mudança organizacional
Inovação e mudança
1.    Tecnológica
2.    Administrativa

Principais dimensões:
a)    Na dimensão funcional
b)    Na dimensão estrutural
c)    Na dimensão comportamental
d)    Na dimensão externa

Tipos de mudanças:
1.    Quanto à intensidade
1.1. Mudança evolutiva
1.1.1.   Tecnológicas
1.1.1.1.      Conhecimento
1.1.1.2.      Habilidade
1.1.2.   Em produtos e serviços
1.1.2.1.      Adaptações de produtos
1.1.2.2.      Outros mercados
1.1.3.   De estratégia e estrutura
1.1.3.1.      Domínio administrativo
1.1.3.2.      Supervisão
1.1.4.   Na cultura
1.1.4.1.      Valores
1.1.4.2.      Atitudes
1.1.4.3.      Expectativas
1.1.4.4.      Crenças
1.1.4.5.      Habilidades
1.1.4.6.      comportamentos
1.2. Mudança estratégica
Ou revolucionária que modifica a essência da organização.

2.    Quanto à origem
2.1. Mudança reativa- Acontece DEPOIS ...que o problema ocorre.
2.2. Mudança proativa - Tem lugar   ANTES     que o problema ocorre.

3.    Em relação à velocidade
3.1. Mudanças gradativas
3.2. Mudanças rápidas

O QUE MUDAR ?
a)    A Estrutura
b)    A Tecnologia
c)    As Pessoas

REAÇÕES À MUDANÇA
1.    As pessoas podem negar que esteja ocorrendo uma mudança.
2.    As pessoas podem ignorar a mudança.
3.    As pessoas podem resistir à mudança.
4.    As pessoas podem aceitar a mudança e adaptar-se.
5.    As pessoas também prever a mudança e planejar para isso.
6.    As pessoas podem esperar para ver ...

O que fazer para reduzir as reações à mudança?
Encorajar a mudança para garantir a eficiência e a sobrevivência da organização.

MUDANÇA
SEMPRE ... Existiu. A história da humanidade mostra as mudanças.
Benefícios da mudança
         Para a organização:
        Visão focalizada
        Resultados de negócio mensuráveis.
        Foco mais nítido no cliente.
        Metas e Objetivos compartilhados com a equipe.
        Melhor trabalho em equipe e melhoria dos canais de comunicação.
        Novas formas de pensar, perceber e desempenhar.
         Para o indivíduo:
        Crescimento profissional.
        Melhor relacionamento entre gerentes e colegas de trabalho.
        Compreensão mais clara dos estilos individuais de trabalho e das motivações em grupo.
        Ambiente melhor e mais unido da equipe de trabalho.

Resistência à mudança - Causas para resistir às mudanças:
1.       Não aceitar o que incomoda.
2.       Tendência a perceber só o que convém.
3.       Desconfiança.
4.       Receio de perder coisas boas atuais.
5.       Insegurança pessoal (por desconhecimento ou falta de controle).
6.       Dependência de ação para com outra pessoa.
7.       Necessidade de reagir contra.

Fracasso da Mudança
1.    Contínua discrepância entre o ato e o discurso, por parte da alta administração – valores e estilos x comportamento administrativo.
2.    Um grande programa de atividades sem qualquer base sólida quanto às metas de mudança.
3.    Confusão de fins e meios.
4.    Estrutura de trabalho de curto prazo.
5.    Excesso de dependência de auxílio externo.
6.    Excesso de dependência de especialistas internos.
7.    Nenhuma ligação entre esforços de mudança orientados para administração – serviços – pesquisa operacional.
8.    Um grande degrau entre o esforço de mudança na alta administração e os níveis intermediários.
9.    Tentar introduzir importante mudança organizacional em uma estrutura inadequada.
10. Confundir boas relações como um fim com boas relações como um meio.
11. Buscar soluções prontas como livros de receitas culinárias e
12. Aplicação inadequada de uma intervenção ou de uma estratégia.

Sucesso da  Mudança
1.    Pressão do ambiente interno ou externo.
2.    Alguma pessoa estratégica está com problemas de saúde.
3.    Existência de outras lideranças.
4.    Colaboração entre o pessoal de linha e o de assessoria.
5.    Disposição para assumir riscos.
6.    Disposição de encarar e trabalhar com os dados da situação.
7.    Sistemas de recompensas às pessoas pelo esforço de mudança.
8.    Existência de resultados intermediários tangíveis.

Avaliação da Mudança
1.    Observações.
2.    Usar dados quantitativos para aferir desempenho ANTES e DEPOIS. 
3.    Avaliar a satisfação dos clientes depois da mudança.

Efeitos da  Mudança
1.    Econômicos – salários e benefícios
2.    Organizacionais – alteração do poder, do status, da autonomia, e da carga de trabalho.
3.    Sociais – alteração no relacionamento com o chefe, pares e  subordinados.


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